Câmara escura: a descoberta
Muitos talvez desconheçam, mas, a câmera escura foi à primeira descoberta da fotografia. A câmera escura (ou câmara escura; em latim: câmera obscura) foi uma invenção no campo da óptica e um dos passos mais importante que conduziram à fotografia; ainda hoje os dispositivos de fotografia são conhecidos como “câmaras”.
Trata-se de uma caixa com paredes opacas, que possui um orifício em um dos seus lados. E na parede paralela, uma superfície fotossensível é colocada.
A câmera escura era utilizada por artistas que queriam retratar através de imagens, a realidade. No entanto, nesta época ainda não havia a fotografia em si, uma vez que a imagem não poderia ser gravada. Esta descoberta veio logo após, assim como o orifício foi substituído por lentes simples.
Apesar de ter sido desenvolvida no século XIX, há relatos do uso da câmera escura desde a Antiguidade, pelo filósofo grego Aristóteles, que a utilizava para fazer observações astronômicas. Desse modo, a câmera escura foi se difundindo cada vez mais, e os artistas que faziam uso dela, foram percebendo a impossibilidade de se obter nitidamente a imagem, quando os objetos captados pelo visor estivessem as diferentes distâncias da lente.
Ou se focalizava o objeto mais próximo, variando a distância da lente / visor (foco), deixando todo o mais distante desfocado, ou vice-versa.
Quer aprender a fazer uma câmera escura sem precisar sair de casa? Então se liga nos materiais que você precisa e confere o nosso passo a passo.
A construção de uma câmara de orifício é bastante simples. Você vai precisar de:
1 lata de leite em pó
1 pedaço de papel vegetal
1 tesoura
1 prego
1 martelo
1 tudo de cola de papel
1 vela
Passo 1: Na parte inferior da lata de leite em pó, faça um pequeno furo bem no meio com o prego. O furo tem que ser pequeno e estar perfeitamente circular.
Passo 2: No lugar da tampa da lata, cubra com papel vegetal e cole-o. Cuide para que fique bem esticado e liso. Pois é nele que a imagem será projetado.
Passo 3: Estenda a cartolina e posicione a parte com furo da lata na borda, a parte coberta pelo papel vegetal deve ficar voltada ao meio da cartolina.
Cole a lata nessa posição e vá formando um cilindro mais comprido que a lata com a cartolina.
Ambas precisam estar bem ajustadas, lembre-se que só o furo da lata pode receber luz, se houver abertura entre a lata e a cartolina a experiência pode não dar certo.
Passo 4: Apontar o orifício feito com o prego para um objeto bem iluminado ou luminoso. Você pode perceber o caminho que a luz faz assim que entra na caixa preta.
Como em todos os processos de captura de imagem, a “foto” aparece invertida (de cabeça para baixo) quando chega dentro da “câmera escura”.
Passo 5: agora é só usar e abusar da sua câmera escura!