Imagem vale mais que mil palavras
Todo mundo já ouviu pelo menos uma vez na vida que uma imagem vale mais que mil palavras, não é? Provavelmente, essa definição será um dos conceitos mais assertivo que pode ser utilizado. Principalmente se for para explicar o que é o fotojornalismo. E qual seu papel perante toda uma sociedade que consome e produz informação diariamente.
Então, o jornalismo, no sentido mais amplo da palavra, tem a função de relatar ou contar a história. Sendo eles fatos importantes para a sociedade. E cumpre também o papel de ajudar as pessoas para que assim todos sejam cidadãos. Claro, mais conscientes e integrados sobre tudo o que acontece a sua volta. Por isso, nessa missão, a fotografia exerce um papel crucial dentro do jornalismo.
A fotografia é a responsável por dar cor e imagem a notícia. Auxiliando na contextualização completa dos fatos para que o leitor ou o internauta fique suficientemente informado sobre o assunto que está sendo retratado. Vale ressaltar que, existem alguns casos em que somente o trabalho do fotógrafo pode possibilitar a compreensão de um fato com sentimento e realidade.
Da narrativa entre informar e contar uma história com a sensibilidade de um ser humano. Eis que surge o conceito de fotojornalismo. Assim como o trabalho de um jornalista são as palavras dotadas de sentido, já para o fotógrafo ou para o fotojornalista, só a fotografia pode exibir toda a sua capacidade de exibir transmitir informações.
Essas informações, por sua vez, são transmitidas pelo enquadramento, distância focal, composição que costumam ser escolhidas pelo fotógrafo diante dos fatos. Nas comunicações impressas, como jornais e revistas, bem como na internet a fotografia é utilizada como forma de legitimar e vincular o fato que está noticiado com a imagem que foi produzida a respeito daquele assunto.
Seja em livros de histórias…
Em artigos científicos ou em pesquisas, certamente você já teve acesso a algum trabalho de grandes fotógrafos que marcaram acontecimentos históricos e ajudaram a entender o nosso tempo. Um exemplo disso é um dos mais famosos fotógrafos da história do fotojornalismo, Henri Cartier-Bresson. Um francês com vários registros históricos e um dos pioneiros do fotojornalismo.
Outro ponto que vale a pena ser citado é o de que para que o leitor tenha a compreensão total do que está sendo veiculado, o profissional precisa recordar que sempre é preciso casar o texto com a imagem.
Ou seja, ambos precisam estar em sintonia. A foto vem como forma de complementar o que está sendo escrito. A principal função da fotografia é de dar credibilidade e legitimidade ao fato, tornando assim, o leitor um sujeito ativo.
Certamente, essa é a parte mais complicada para o fotógrafo, uma vez que ele precisa possuir a capacidade de resumir o fato em uma única fotografia.
Por fim, palavras e textos são indispensáveis. Mas se nos tempos atuais já é possível capturar os momentos e transmiti-los em tempo real. É comum que as pessoas tendem a se interessar cada vez menos por algo que não está sendo retratado visualmente. Pois, uma imagem bem capturada que retrate e defina bem o fato, costuma ser muito mais interessante do que uma página que não possui nenhum tipo de fotografia.