A fotografia e a moda
Trabalhar com fotografia te abre muitas possibilidades, uma delas é ser fotógrafo de moda. Esse gênero está direcionado ao mundo fashion, acompanhando lançamentos de coleções, propagandas e catálogos.
A história entre a fotografia e a moda está estritamente ligadas às revistas de moda. Elas começaram a introduzir o uso de fotos no lugar das tradicionais ilustrações. Foi assim que aconteceu o “boom” desse ramo.
Um dos grandes nomes desta área é o famoso Barão Adolf de Mayer, considerado um dos precursores, já tendo fotografado para Vogue no início do século vinte.
Porém, antigamente a fotografia de moda não era como nós vemos hoje em dia. Esse estilo veio surgir a partir dos trabalhos de Helmut Newton e David Bailey, que introduziram esse padrão que foca em modelos e roupas.

O ramo da fotografia de moda
Sabe quando você está andando no shopping e vê um papel de parede na entrada da Calvin Klein? Então, esses profissionais são responsáveis por isso e muito mais; fotos que você observa ao folhear uma revista, outdoors que exibem modelos em uma nova grife, entre várias outras possibilidades do mundo da moda.
O fotógrafo precisa ter conhecimento sobre os conceitos das coleções fotografadas e do seu público-alvo.
Para se destacar na área é preciso saber muito mais do que isso. O conhecimento da fotografia agrega e potencializa muito a realização do trabalho, que deve ser feita através de imagens claras, coesas e consistentes.
O profissional que decidir trabalhar nesta área deve ter em mente que precisará instruir e servir de apoio às modelos fotográficas, pois, geralmente, a comunicação sobre a direção artística da sessão não é tão eficaz e dúvidas podem surgir.
Por isso, uma boa opção é ter uma conversa com os modelos antes das sessões, para explicar todo o conceito por trás das fotos, possibilitando, assim, que o trabalho de criar e interpretar, através das poses, seja eficaz e de acordo com o solicitado pelo seu cliente.
Dentro desse próprio segmento da fotografia, a moda, ainda existem vastas maneiras de atuar no mercado. Há uma divisão dos quatro gêneros principais do setor fashion: o fotojornalismo de moda, fotografia de beleza, editorial e comercial.
Vamos entender um pouco mais sobre cada uma delas.
O fotojornalismo de moda
Pouco tempo depois de um grande evento já tem na internet fotos dos looks usados por famosos. É só observar o Baile da Vogue, por exemplo, que você perceberá esse fenômeno. O fotojornalismo de moda que é responsável por isso.
É a documentação de tudo, desde bastidores e coberturas de desfiles até a moda de rua, por exemplo.

Editorial de moda
Essa é uma das áreas mais importante para os fotógrafos de moda, pois é através dela que os profissionais se projetam no mercado de trabalho.
Além disso, é nesse setor que as marcas e estilistas apresentam seus produtos. Sua principal publicação se dá pela veiculação em revistas e jornais, com o objetivo de mostrar os conceitos da moda e os comportamentos humanos.
Aprofundando mais um pouco, podemos perceber que a fotografia de moda tem uma grande relevância social, pois demonstram claramente como eram as pessoas e seus costumes em determinada época.
A moda é tão expressiva que estudiosos de sociologia e antropologia afirmam que os registros desse ramo são um dos melhores para estudar a sociedade.
Fique atento! Para garantir um bom desempenho na moda editorial, busque compreender o perfil da revista e montar um portfólio que atenda às necessidades dos seus clientes.

Tess Hellfeuer fotografada por Danilo Hess / Schön! Magazine
Fotografia comercial
O que diferencia esse ramo do anterior é que normalmente a fotografia comercial foca na divulgação e venda de peças específicas. São menos produzidas e menos conceituadas que as editoriais porque canalizam a atenção para um item só. Em suma, são bem mais individuais.
Alguns exemplos desse setor, são as fotografias que têm o objetivo de ilustrar os caimentos de peças e suas possíveis combinações. Pode ver que são questões bem pontuais, né?

Fotografia de beleza
Essa categoria é voltada para a beleza das (os) modelos, realçando seus cabelos, pele e maquiagem. Nesse cenário, o objetivo é o de vender produtos cosméticos.
Além disso, também é um estilo que pode ser utilizado para vender acessórios, como brincos, colares e pulseiras.
Incrível como a fotografia pode ser dividida, não é? Dentro dos próprios segmentos, ainda encontramos outras subdivisões.

Você já sabia como funciona a fotografia de moda? Conta nos comentários!