Fotografias de paisagens
Quando despertou em você o desejo de aprender técnicas fotográficas? Foi em uma tarde na praia com os amigos ou observando o pôr do sol em um campo? Muitas coisas da natureza nos chamam atenção e o ‘click’ que fazemos dela pode ser conhecido como fotografias de paisagens.
Esse tipo de fotografia é incrível por conseguir passar tanta particularidade e beleza de uma vez só. E olhe que nem é tão difícil de registrar tudo isso, viu? A natureza é a melhor modelo, pois já está lá, prontinha só esperando por você e sua câmera.
Variedade
São vários os ambientes disponíveis: florestas, praias, campos, montanhas, metrópoles, pequenas cidades… tudo que está ao nosso redor e que nos acolhe!
Com o estresse diário, compromissos, ensaios fotográficos em estúdios, o profissional pode acabar se sentindo sobrecarregado e esquecer que a fotografia vai muito além disso. Não tem nada melhor do que tirar um dia de folga e ir se divertir fazendo fotos de ambientes naturais.
As paisagens ao ar livre costumam ser ótimos cenários para grandes fotos. Além da beleza, alguns desses lugares é povoado por vários outros seres com os quais dividimos o mundo, e fotografá-los é uma forma de conhecer ainda mais esse planeta imenso.
Muitas vezes vemos fotografias que viralizaram na internet e essas são registros de momentos peculiares dos animais. Veja:


Surpresas!
Você acha que a pessoa que tirou essa foto já sabia que isso iria acontecer? As fotos da natureza são várias caixinhas cheias de surpresas, nas quais nunca sabemos o que terá dentro. Essa é uma das dádivas da fotografia de paisagens, porque sempre nos surpreende e nos mostra coisas que não estamos acostumados a ver.
É uma forma de viver e conhecer o mundo, e ir mais além: guardar momentos únicos que, se não fosse pela fotografia, não seriam vistos por tantas pessoas. A junção de uma imagem perfeita com um ambiente perfeito, em que tudo pode ser apreciado é o que também chama a atenção de vários fotógrafos.
Antes mesmo de se interessar pelo cenário fotográfico, muitas pessoas já estão envolvidas com a fotografia de paisagem. Hoje, com o uso dos celulares, isso é ainda mais fácil! Esse fenômeno acaba sendo também o ponto de partida, em que o gosto pela fotografia nasce a partir desses registros.
Porém, como todo setor, essa categoria também necessita de cuidados específicos se sua intenção for algo mais profissional. Equipamentos adequados, acessórios, técnicas e truques são indispensáveis para mais domínio e excelência.
Materiais
Então, se você procura por algo que te ajude a melhorar suas fotos de paisagens está no lugar certo!

Os equipamentos são a segunda coisa mais importante nesse momento! A primeira é a sua criatividade e olhar fotográfico para avistar as peculiaridades que podem adicionar na sua fotografia. Exemplo: se você está na praia e vê golfinhos saltando no mar, direcione sua câmera e tente captar esse momento. A paisagem em si já é grande coisa, mas um plus nunca é demais, certo?
Falando em plus, acessórios específicos servem para isso. Toda câmera com algum outro equipamento vai te dar uma foto boa, porém, cabe a você decidir se precisa investir em itens adequados, que podem te proporcionar mais liberdade e possibilidades.
Caso ache necessário, te recomendamos, de primeira, uma lente grande angular (abaixo de 35mm) devido ao seu maior campo de visão. Com isso, as suas fotos vão enquadrar, facilmente, uma maior parte do cenário fotografado.
As fotografias de paisagens pedem aberturas menores do diafragma. Isso porque o objeto fotografado não precisa estar com foco maior do que os outros; toda a composição é uniforme. Contudo, fotos de paisagem durante o dia exigem um ISO mais baixo, que quando combinado com a abertura do diafragma resultará em uma foto com pouca luz.
Assim, você deve equilibrar com a velocidade, deixando-a mais baixa para que a câmera capte mais luz. Por isso que você pode precisar de um tripé, para dar mais estabilidade e impedir que sua foto saia tremida.
Algumas atenções necessárias
A natureza é composta por várias cores e texturas, que podem acabar prejudicando sua foto. A mistura de tons acaba levando muita informação para sua câmera. Dessa forma, acaba gerando um desequilíbrio que pode afetar as cores e a iluminação, prejudicando também a qualidade da imagem.
Você não quer que isso aconteça, né? Uma solução são os filtros nas lentes! Esses ajudam a resolver direitinho esse problema. São vários, basta escolher quais serão mais úteis: UV (protege a lente da incidência dos raios solares); filtro polarizador (aumenta o contraste, realça as cores e reduz o reflexo); e o filtro de densidade neutra (reduz a absorção da luz antes de passar pela lente, não afetando, assim, as cores).
Tá anotando tudo? É bom que sim, porque agora vamos te dar uma dica e tanto. Não se acomode com fotos de paisagens que mostre uma cena bonita e pronto, ouse e abuse dos inúmeros elementos que a natureza tem.
Isso significa que você deve dar movimento às suas fotos, para deixá-las mais dinâmicas e interessantes. Lembra do exemplo do golfinho? É disso que estamos falando. Use a criatividade e aproveite para tentar captar momentos dos animais.
Além disso, algumas técnicas podem te ajudar a dar essa ideia de movimento na foto, como exemplo fotografar o mar ou uma cachoeira em longa exposição. Esse procedimento te ajuda a dar vida à fotografia, criando um efeito de movimento da água.
Se programe
E lembre-se: organização é tudo! O planejamento te ajuda a poupar tempo e ficar mais seguro na hora de fazer o click. Por isso, se você quer investir em uma foto incrível de paisagem procure saber sobre o clima antes.
Outro ponto que pode te ajudar muito é descobrir o horário em que o sol vai nascer ou se pôr, porque assim a iluminação da sua foto vai ser perfeita. E você ainda pode registrar esse momento, né? Fotos do sol são espetaculares!

E aí, o que você acha das fotografias de paisagens? Já tirou muitas? Conta para gente aqui nos comentários!