Fotografia de animais selvagens
As fotografias de animais selvagens são marcantes e costumam impressionar bastante o observador. São muitos os fotógrafos que se interessam por essa área e que buscam registrar momentos peculiares da vida animal.
Um dos motivos para esse tipo de fotografia ter grande impacto é justamente por ser bastante limitada. Os animais selvagens não são de fácil acesso e, por isso, quando se consegue um click de determinado momento, é recompensador.
Os fotógrafos que conseguem fazer esses registros conquistam um legado muito gratificante na vida profissional, afinal, é um domínio específico que exige muita técnica e conhecimento.
Separamos algumas dicas para você que quer investir nesse ramo:
Analise a situação
Primeiramente você tem que saber com o que está lidando, certo? Fotografar animais selvagens é uma grande aventura, então se você não gosta muito de se arriscar, é bom começar a trabalhar isso aí. Se realmente estiver disposto, pense nos lugares do mundo em que pode desfrutar e, claro, fazer registros incríveis.
Mantenha a calma
Nem sempre é fácil se manter calmo e, por mais que você esteja a uma certa distância do animal, o nervosismo é inevitável. Por isso que tudo deve ser pensado e bem programado. Não vá na sorte, busque por pessoas que tenham experiências com a vida selvagem.

Se posicione ao nível dos olhos do objeto
Se você reparar direitinho, muitas das fotografias de animais selvagens são tiradas em uma altura perpendicular aos olhos. Isso ajuda a criar uma intimidade entre o assunto da foto e o observador.
Tente humanizar
Essa perspectiva abordada acima aproxima e possibilita que o telespectador sinta uma conexão com o animal. Um ambiente de pertencimento à cena é criado, quebrando um pouco as barreiras e distância existente. Em suma, é uma ilusão de estar partilhando o momento e não estar apenas de fora.
Por isso, os olhos devem ser bastante valorizados e nítidos, porque ajuda a humanizar a fotografia. Caso contrário, o desfoque ou falta de luz prejudica toda a tentativa de criar uma conexão maior.
Então, se estiver em uma situação que precise priorizar o foco em uma parte específica do assunto, com certeza sua escolha deve ser nos olhos. Eles são a alma da sua fotografia selvagem.
Cuidado dobrado
A foto não se repete, então todo instante que você perder, já era. Por isso estude as melhores configurações para sua câmera antes de começar a fotografar. Analise o lugar, a iluminação, as cores que prevalecem… e a partir disso se organize para não perder nenhum momento importante.

Outra possibilidade
Nem todo mundo consegue se deslocar para ambientes selvagens e, assim, fica meio inviável a prática. Porém, uma opção para quem quer mesmo investir nesse tipo de fotografia são os zoológicos.
Existe uma polarização em relação a essa temática, pois alguns consideram que ao fotografar em zoológicos, há a descaracterização do selvagem. Por outro lado, se torna mais fácil conseguir clicks bacanas, porque os animais tendem a ser mais contidos e quietos.
Além disso, é, para muitos fotógrafos, a única forma de ter acesso à vida selvagem e poder registrá-la.
Como tirar fotos boas em zoológicos?
Um erro muito comum é achar que só o lugar já basta. Por isso é comum encontrarmos fotos não tão legais tiradas em zoológicos, que acabam não valorizando o animal da forma que deveria.
Assim como as fotos tiradas em ambientes selvagens, as capturas feitas em zoológicos precisam ser pensadas e bem articuladas, talvez até mais. Isso porque o cenário não ajuda muito e os imprevistos tendem a ser mais frequentes.
Sendo assim, é possível que fotógrafos acostumados a fotografar em ambientes selvagens não tenham a mesma desenvoltura em fotos tiradas em zoológicos, afinal, a logística é totalmente diferente, mesmo que estejam abordando o mesmo modelo fotográfico.
Por isso também separamos algumas super dicas para te ajudar a conseguir boas fotos.
Atenção na hora de escolher
Muita coisa muda de zoológico para zoológico, desde a variedade de espécies à qualidade do ambiente, como também a estrutura. Tudo isso vai refletir na sua foto, deixando mais interessante ou não.
Zoológicos em que os animais ficam cercados por vidros podem ajudar na questão da aproximação, mas os reflexos serão grandes desafios.
Operando a câmera
Por você estar em um ambiente em que os animais estão contidos, não terá que trabalhar com com alta velocidade e poderá se aproximar mais do assunto. Então, o equipamento necessário não será tão específico quanto seria se você estivesse em um local selvagem.
Mesmo assim, priorize uma teleobjetiva e opte por uma ampla abertura do diafragma. A ideia é que sua foto remeta o máximo possível aos ambientes naturais.
Preste atenção no fundo
Nos zoológicos o plano de fundo dar bastante trabalho. Você não tem como controlar o ambiente e ele com certeza vai ter informações que podem atrapalhar sua foto, como placas, por exemplo.
Por isso, observe com bastante cuidado o enquadramento e os objetos que estão compondo a imagem. Se for o caso, faça um plano mais fechado para não poluir visualmente sua foto.
Use um filtro polarizador
Como você já viu acima, zoológicos em que os animais são rodeados por vidro podem ser uma mão na roda para quem quer fotografar bem de perto, mas têm o problema do reflexo.
Para eliminar ou atenuar os reflexos causados você pode utilizar um filtro polarizador. Vai quebrar um galho, hein?
Lembre também de utilizar roupas pretas, pois estas absorvem a luz, ao contrário de roupas claras ou brancas, que refletem e podem prejudicar ainda mais sua foto.
Você já trabalhou com fotos selvagens? Como é a sensação? Caso não, considera uma área interessante? Conta para gente!