Modo Bulb
Quando pensamos em fotografar, muitas possibilidades vêm em nossa mente. São muitos os efeitos que conseguimos criar, como panning, zooming, fundo desfocado, entre outros. Essas técnicas permitem que as fotos fiquem diferenciadas e interessantes.
Com certeza você já viu alguma foto ou vídeo com luzes intensas e contínuas. Geralmente em um plano mais escuro, como fotos de fogos, faróis de carros, light painting e trilhas de estrelas. Para obter esse efeito é preciso utilizar uma configuração da câmera, chamada de Bulb.
Neste modo, é possível que você controle a velocidade do obturador de acordo com a duração que quiser: um segundo, um minuto, cinco minutos, vinte minutos, e por aí vai… o limite da exposição vai depender da câmera, geralmente é de 30 minutos, mas também têm equipamentos que aguentam mais tempo, às vezes até a bateria acabar.
Se utilizado da forma correta, o Bulb pode resultar em fotos incríveis. O segredo é deixar o obturador da câmera aberto enquanto entra a luz, e o efeito desejado vai sendo criado. Para isso, o botão que controla o obturador tem que ficar pressionado, para permitir a entrada de luz.
Como acessar o modo bulb?
O primeiro passo é conferir se sua câmera tem essa função, porque algumas câmeras do mercado não possuem. Contudo, a maioria das SDLRs e mirrorless têm, como Nikon, Canon, Sony, Fuji, Olmpus e Pentax DSLR.
Para verificar se seu equipamento tem essa função é só colocá-lo em uso manual e alterar a velocidade do obturador o máximo que puder. Depois dos trinta segundos, se sua câmera possuir modo Bulb, vai aparecer a letra B indicando que a velocidade já entrou neste modo.
Nesse momento as coisas podem ficar um pouco confusas, porque se você apenas clicar no disparador como faz normalmente, o tempo de exposição vai ser de fração de segundos e não de longa exposição. Por isso é bom pesquisar um pouco antes ou aprender sobre esse modo, para não acabar ficando frustrado.
Mas isso é bem fácil de solucionar, é só saber utilizar o Bulb. Para conseguir uma foto nesta configuração é preciso manter o botão do obturador pressionado durante toda a exposição requerida, ou seja, se você quiser que a sua foto seja exposta em trinta minutos, o obturador tem que estar todo esse tempo acionado.
Isso pode ser um problema porque muito provavelmente, mesmo que use um tripé, sua foto pode sair borrada, porque ao manter o obturador pressionado, sua mão inevitavelmente tremerá em algum momento.
Então, como capturar em exposições longas?
O jeito mais fácil de fazer com que sua foto em longa exposição dê certo é não tocar na câmera enquanto esse modo está ativado. Para isso é necessário que você tenha um disparador remoto.
O bom é que atualmente a maioria das câmeras do mercado são compatíveis com esse acessório, o que facilita muito, né?
Então, se estiver nos seus planos usar o modo Bulb, já procura por um disparador que possa ser usado na sua câmera.

Dicas para fotografar no modo Bulb
Além de ter um disparador, você precisa entender um pouco mais sobre exposição para obter um resultado legal. Sendo assim, a escolha da abertura também é um grande segredo na hora de fotografar.
O certo é não usar o diafragma muito aberto, como f/3.5;5.6, porque essa situação pode acarretar em uma entrada excessiva de luz na câmera. Ou seja, seu obturador já estará aberto e recebendo muita iluminação, se juntar isso a uma grande abertura, sua foto pode sair estourada.
Isso pode piorar se você estiver fotografando em locais urbanos, pois a tendência é que sua foto saia com um tom laranja, devido à iluminação pública.
Outro aspecto que é importante lembrar na hora de usar o Bulb é a sensibilidade. O ideal é que seu ISO esteja em 100 ou, no máximo, 200, pois quanto mais alta a sensibilidade, mais luz entrará na câmera. Além disso, quanto mais alto seu ISO, maior a possibilidade de ruídos, o que pode prejudicar a qualidade da imagem.
A beleza da fotografia
É incrível como podemos reinventar o mundo quando estamos fotografando. Uma ação diária como o passar de carros pode se tornar em fotos espetaculares, modificando totalmente o que vemos no real. É uma maneira de ressignificar o normal e a partir disso embeleza-lo.
Essa técnica deveria ser testada por todos os fotógrafos, pois é uma ótima forma de desenvolver criatividade e uma nova perspectiva de mundo. Além disso, ainda te faz treinar o conceitos básicos da fotografia, como ISO, abertura de diafragma e obturador.
Essa prática vai enriquecer ainda mais seus trabalhos, pois ganhando mais experiências você pode ir longe! Para conseguir ter sucesso nas suas fotos tiradas no modo Bulb, treine bastante. Tente, e mesmo que erre, tente de novo. A prática leva a perfeição!
Você já fotografou nesse modo? Como ficaram suas fotos? Passa umas diquinhas ai nos comentários.