Você sabe o que é efeito moiré?
Provavelmente ao analisar uma das fotos que tirou, você notou que alguma delas saíram com um efeito de linhas, como se fossem padrões de arco-íris, com muitos detalhes. Chamamos isso de moiré, também conhecido como efeito de onda, é uma distorção de que acontece nas imagens, geralmente nas fotografias digitais, digitalização ou impressões.
O que acontece é que os dpi’s (pontos por polegadas, que formam a imagem) ficam em evidência e isso prejudica a qualidade da imagem. O que afeta diretamente nisso é resolução, ou seja, quanto maior, menor a possibilidade de ser atingido pelo efeito moiré.
Se você ainda não entendeu, vamos simplificar. Essa situação acontece quando algo que está sendo fotografado possui padrões repetitivos, como linhas, pontos, triângulo, entre outros. Isso excede a resolução do sensor e tem como resultado uma imagem estranha, na qual a câmera produz um padrão ondulado de baixa qualidade.
Com que tipo de fotografia você trabalha? Porque se fotografa o cotidiano ou pessoas, com certeza está sujeito a sofrer com esse efeito. Já quem é mais da área de fotografar paisagens e natureza, não encontra esse resultado. A própria arquitetura da cidade, os cabelos lisos e estampas de roupas são assuntos que possibilitam o moiré.
Mas, como se forma o efeito moiré?
O moiré pode vir tanto na hora de tirar a fotografia, como na digitalização ou impressão. No primeiro caso, isso acontece quando há um padrão visual no objeto fotografado que não reproduzido com o padrão estabelecido pelo sensor de imagem. Quando esses dois padrões diferentes se unem, forma-se um novo, que é o moiré.
Esse padrão nem sempre é o mesmo. A depender da frequência e direção das grades, é possível encontrar repetições diferentes. Um sensor, item que recebe a luz vinda da lente, é composto por vários outros micro sensores que definem a resolução final da imagem, de acordo com suas quantidades.
Esses micro sensores ficam expostos (enquanto se tira a fotografia) à luz e depois têm suas cavidades fechadas. Em cada cavidade há um filtro de cor, pois caso contrário, não seria possível perceber os diferentes tons e as fotos seriam em preto e branco. Para cada cor há um filtro.
Sendo assim, os filtros funcionam como divisores, fazendo com que cada cavidade de micro sensor receba fótons de determinadas cores. Em outras palavras, verde no verde, azul no azul, vermelho no vermelho, de acordo com o sistema RGB.
Quando isso acontece, padrões adicionais que lembram um arco-íris podem surgir na parte superior da imagem.
Como evitar?
Depois que se cria esse efeito em uma foto, pode ser bem difícil tirá-lo na edição. Não é impossível, mas o ideal é evitá-lo já na hora do click.
1. Use o visor LCD da sua câmera
A melhor forma de ter uma perspectiva de como sairá o enquadramento e composição da sua foto é olhando pelo visor óptico. Contudo, se você perceber algum padrão na roupa ou objeto fotografado, é bom acionar o visor LCD.
Essa ferramenta pode ser muito útil, pois você pode aumentar o zoom para ter uma melhor visualização. Todavia, quando usado níveis diferentes de 100% o efeito moiré pode produzido pela reamostragem, por isso as imagens devem ser visualizadas no nível dos pixels.
2. Ajuste a distância focal
Se você visualizar o efeito moiré em sua fotografia, é recomendável que altere a distância focal entre a câmera e o objeto. Ao encontrar um espaço seguro de afastamento, o moiré irá desaparecer. Essa distância tem que ser medida na hora e só se movendo ou trocando de lente para achar.
3. Ajustar o foco para outra área
Se você ajustar o foco para uma outro local, um pouco mais distante do objeto que está causando o efeito indesejado, já poderá visualizar uma diminuição no moiré.
4. Trocar o ângulo
Ajustes simples como mudar um pouco o ângulo já podem dar um trato no efeito moiré. É bom ir tentando mudar, até achar o melhor e com menos padrões repetidos.
5. Deixe sua lente em f/11-f/16
Quando se usa lentes paradas em certas aberturas, um fenômeno óptico acontece, conhecido como difração. Isso ajuda a controlar e diminuir o efeito moiré, contudo, também afeta a resolução. Essa pode ser uma opção para você que não conseguiu evitar as distorções com as dicas anteriores, ajustando distância focal, foco e ângulo.
O ideal é que essa seja a última tentativa. Se nada der certo, esse problema terá que ser resolvido em programas de edição, como lightroom e photoshop.
Erro para quem?
Umas das grandes características da fotografia é sua subjetividade. O que para você pode ser uma imagem estranha, para o outro pode ter uma pegada artística e única. Por isso, alguns fotógrafos conseguem aproveitar-se do efeito moiré e criar imagens diferentes e conceituais.
Você já tinha notado esse efeito em suas fotografias? Conta para gente se você já conhecia o moiré.