Quem inventou a fotografia?
A história da fotografia, na realidade, é mais extensa do que podemos imaginar. A trajetória precisa ser contada com base nas experiências vividas não só pelo seu fundador, como também por uma série de químicos e até mesmo alquimistas.
Dessa forma, quando alguém questiona quem inventou a fotografia, seria errôneo afirmar um só nome, como é o que acontece na grande maioria das vezes. O começo da história da fotografia envolve uma série de fatores que também devem ser considerados.
350 A.C.
Há 350 anos antes de Cristo, na Grécia Antiga, Aristóteles fez as suas primeiras observações que poderiam originar as imagens. O filósofo foi o primeiro a notar que, a imagem do sol, projetava-se em formato de meia lua quando refletido no solo. Ou seja: a manipulação de momentos passíveis de registro foi, pela primeira vez, notada.
Na verdade, acreditamos ser errado afirmar que a fotografia foi inventada por um único indivíduo. Muitos foram os inventos, as observações e os estudos envolvidos no processo, assim é claro, como muitas pessoas.
A primeira grande contribuinte para sua invenção foi a câmara obscura. Os conhecimentos de caráter óticos, nesse sentido, foram atribuídos ao famoso Aristóteles. Mas o desenho e observação de eclipses só foram possíveis graças a Giovanni Baptista Della Porta, descrevendo os seus primeiros experimentos em 1558.
Mesmo assim, em 1525, alguns cientistas já haviam descoberto o processo de escurecer sair de prata pela luz, o que caso, originou o filme negativo.
Mais tarde, em 1725, um professor universitário de medicina conseguiu projetar uma imagem impressa na película, já com uma exposição longa – mesmo sem conseguir explicar o que a ocasionou.
Popularmente, a invenção da fotografia é atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépce, no ano de 1817. Quando pela primeira vez conseguiu produzir imagens sob o papel, por meio do cloreto de prata. Cinco anos mais tarde ele conseguiu fixar essa imagem em uma placa metálica. Esta ficava insolúvel quando em contato com a luz.
1826
Em 1826, a primeira fotografia do mundo foi tirada. Preservada até os dias atuais, ela registrou um simples dia de verão. Era um um processo que demorava horas e fotografava com uma qualidade baixíssima Principalmente se formos considerar com o padrão atual.
Posteriormente, em 1834, Henry Fox foi o responsável por criar uma nova versão – bem primitiva – do que viria a ser o negativo fotográfico. O que foi um grande passo para a popularização da mesma. Em 1849, a arte que era extremamente complexa e unicamente experimental ganhou uma nova atuação. Isso graças a Louis Daguerre.
Sendo assim, atribuir o nascimento da fotografia a um único nome não é uma tarefa assim tão indicada. Os irmãos franceses – Nicéphore Niépce e Claude Niépce foram os primeiros a criar uma relação entre a imagem e uma câmara escura, mas nem por isso precisam ser os únicos considerados nesse processo.
Além disso, outros nomes também foram responsáveis pela fotografia – principalmente àquela que conhecemos atualmente. O desenvolvimento e a popularização também deve ser atribuída a muitos indivíduos. Como William Henry Talbot, Adolphe Disderi, James Clerk, Mathew Brady, Ducos du Hauron e muitos outros.
Tag:Adolphe Disderi, Claude Niépce, Contraluz, Contraste, Dicas de fotografia, Ducos du Hauron, Enquadramento, Fotografia, Giovanni Baptista Della Porta, Henry Cartier, Henry Fox, História da Fotografia, James Clerk, Louis Daguerre, Mathew Brady, Nicéphore Niépce, Planos, Preenchimento, Quadros, Regra dos Terços, Simplificação, William Henry Talbot