Sensor Full Frame ou APS-C?
Se você está pesquisando para comprar ou já tem uma câmera DSLR, percebeu que existem dois tipos de sensores. São eles os sensores ‘full frame’ e os sensores ‘cropados’ (Sensor APS-C).
A primeira coisa que você precisa entender é como funciona o sensor da sua câmera. E também o que é o ‘fator de corte’. O sensor da sua câmera funciona de forma equivalente aos filmes fotográficos das antigas câmeras analógicas. Ele é responsável por captar as imagens quando o botão de disparo da sua câmera é acionado. Ainda relacionado ao sensor, o chamado fator de corte é a variável que define a área final da imagem que será captada.
O tamanho do sensor nas câmeras full frame é de 35mm. Esse era o tamanho considerado o padrão dos filmes fotográficos utilizados nas câmeras analógicas. Já nas câmeras com sensor APS-C esse tamanho é reduzido, por esse motivo são apelidados de sensores cropados ou apenas crop (termo que vem do Inglês e significa cortar).
Essa diferença de tamanho entre os sensores vai determinar o tamanho da área da sua imagem. Ou seja, se você fotografar com uma câmera com sensor full frame a sua área de imagem será terá uma imagem maior. Além de mais completa do que se, por exemplo, fosse fotografar com uma câmera com sensor APS-C.
Vale ressaltar que o tamanho da área da sua imagem não está relacionado com a quantidade de megapixels do equipamento. Pois duas câmeras com a mesma quantidade de pixels pode apresentar um fator de corte diferente devido ao sensor.
Diferença entre sensores
O fator de corte também é utilizado para saber qual será o corte de uma imagem quando utilizamos uma lente em câmeras com sensores APS-C. É importante deixar claro que isso não interfere na distância focal, separação de planos, profundidade de campo ou distorções.
O fator de corte é utilizado para saber qual será o corte de uma imagem em uma câmera com determinadas lentes. No dia a dia, é mais fácil visualizar isso intuitivamente. Mas existe um cálculo que pode ser feito para ajudar na hora de comprar lentes para a sua câmera.
Com um sensor menor, a distância focal entre as lentes fica maior. E é com base nessa mudança de distância focal que chegamos ao fator de corte.
Por exemplo: um sensor APS-C de 22 x 15 mm faz com que uma lente 31 mm tenha o mesmo efeito que uma lente de 50mm. Basta dividir 50 por 31 para chegar ao fator de corte da câmera. Costuma ser 1,6 nas câmeras Canon ou 1,5 nas câmeras Nikon.
Conversão de valores
Na prática, o cálculo é feito no caminho inverso. Usa a multiplicação: uma lente de 31 mm vai mostrar o resultado de uma lente 50 mm quando usada em uma câmera com fator de corte de 1,6 (31 x 1,6). Uma lente de 50 mm vai mostrar o equivalente a uma de 80 mm e assim o cálculo segue.
Qual câmera devo comprar?
Após entender como funciona a diferença entre os dois tipos de sensores, a escolha na hora de comprar, vai depender principalmente qual é o valor de investimento que você tem em mente!
As câmeras full frame são mais caras e exigem mais conhecimento na hora de manuseá-las, por terem características especiais que só as câmeras full frame apresentam. Por exemplo, captar mais luz, ter um quadro de cena completo e um nível de ruído bem menor.
Já as câmeras cropadas (com sensor APS-C) oferecem também uma ótima qualidade. E são bastante indicadas como entrada no mercado fotográfico. Além do seu investimento ser muito menor se comprado ao de uma câmera full frame.