Qual lente devo escolher?
Olá, tudo bem? Nosso assunto de hoje é sobre lentes, aquelas que também são conhecidas como objetivas.
Elas são praticamente a parte mais importante, como o coração do seu equipamento.
Durante sua trajetória como fotógrafo, talvez você precise trocar de câmera, uma vez ou outra, adquirir cartões de memória com mais espaço para armazenamento ou atualizar seu Photoshop e LightRoom.
Já as lentes na qual você trabalha, podem durar a vida inteira.
Mas aí fica aquela questão, né, meus caros? Como que eu faço para comprar as lentes de acordo com o que eu trabalho ou necessito?
Qualidade das lentes e preço do produto
A qualidade da sua lente vai estar presente nos materiais utilizados na sua fabricação (como o vidro, o corpo e a cola que une todos esses componentes) e isso pode ser facilmente percebido quando você vê o resultado final do produto.
Quanto melhor composição da lente, maior sua nitidez. Isso permite a formação de cores mais reais e vivas, diminuindo a possibilidade de borrões e deficiências.
As lentes que possuem uma montagem com acessórios melhores e com bons controles e critérios de qualidade, são sempre as mais caras que você vai encontrar no mercado.
Ah, não sei se alguém já te contou ou se você viu por aí. Mas será bem comum você encontrar lentes que custam mais caro que a sua própria câmera.
E outra coisa, normalmente, o tempo de vida de uma lente também é maior que a da sua máquina, se ela for bem cuidada e ficar longe de umidade e outros fatores que possam depreciá-la.
Uma coisa nós conseguimos entender até aqui: a fabricação dessas lentes de qualidade superior é comparado a um procedimento de criação artesanal. Por isso, de certa forma, fica justificável o valor final cobrado ao cliente.
Mas pode ficar tranquilo, porque também dá para economizar: um dos meios de se conseguir um bom equipamento agregando a um baixo-custo e investimento financeiro, é optar por comprar um usado.
Avalie a sua distância focal
O primeiro item para se levar em conta no ato da sua pesquisa, é a distância focal. Porque ele vai ser um grande facilitador na hora de você decidir qual produto vale o seu investimento.
Claro, as lentes podem ter somente uma distância focal, por isso são as lentes fixas ou elas podem permitir o uso de várias distâncias focais, apenas girando seu anel, essas são as lentes zoom.
A distância focal é referenciada em “mm” na descrição das lentes, normalmente vem no próprio corpo do acessório.
Então, essas distâncias focais são divididas em alguns grupos principais, como você pode conferir abaixo:
Grande-angular:
As grande-angulares sempre irão até o valor de 50mm.
E com elas você consegue com precisão registrar um ângulo extenso de campo de visão.
Normalmente são as preferidas para fotos de paisagens, sejam elas naturais ou não, arquitetura e ambientes com menor espaço e fotos de grupos de pessoas ou objetos.
Uma de suas características mais marcantes é que ela faz com que os objetos da foto pareçam distantes uns dos outros, além de distorcer as bordas da fotografia.
Normais:
Essas são as que estão entre os 50mm e são muito populares porque com elas, o ângulo de visão é extremamente semelhante ao do olho humano.
Essa é, por exemplo, a distância focal da maioria das lentes de celular e compactas que nós temos acesso e conhecemos.
Elas são as famosas “lentes bombril”, com 1.001 utilidades. Porque como elas não são especializadas, acabam sendo bem versáteis.
Uma característica legal dela é que o resultado é muito semelhante ao que vemos através dos olhos. Facilitando na hora que vamos executar justamente o que pensávamos.
Teleobjetivas:
Essas são bem extensivas em numerais, indo desde a 50mm, até as 200mm.
Com elas você obtém a façanha de fotografar um objeto ou pessoa que se encontra mais distante do local onde você está.
São muito procuradas para a confecção de retratos e closes em assuntos que estão em larga distância de onde o profissional ficará.
Quem usa muito esse tipo de lente, é a galera que trabalha com fotos de animais, principalmente os silvestres.
Assim, eles conseguem uma boa captura sem perder a qualidade da foto e sem precisar pôr sua integridade em risco.
Sua característica de maior valor é o fato dela fazer com que os objetos da foto pareçam mais próximos uns dos outros.
Além de possuir uma profundidade de campo bem menor, se comparada às demais.
Super-teleobjetivas:
Essas são as de 200mm para cima (ao infinito e além).
Na companhia de uma dessa, você consegue fotografar qualquer item que esteja muito, mas muito, mas muuuuito mesmo, longe.
Assim como as teleobjetivas, as super-teleobjetivas também são usadas para a fotografia de animais. Mas sua maior procura é para a fotografia de astros como a lua, por exemplo.
Elas são ideais para que você fotografe celebridades, astronomia e animais hostis.
Como consequência, ela faz com que os objetos da foto pareçam bem mais próximos uns dos outros do que eles realmente estão.
A única desvantagem é que para fazer uso dela, você vai precisar do auxílio de um tripé.
Curtiu o artigo de hoje? Deixa aí nos comentários a sua lente preferida e qual é a dos seus sonhos.