Explicando a fala dos grandes
Para a sorte dos que querem fazer parte dessa área, tivemos e temos bons profissionais para nos inspirarmos e aprendermos.
Quem nunca ouviu falar na habilidade do Sebastião Salgado em transformar qualquer quadro fotográfico em obra de arte ou no poder místico do Remy Donnadieu em juntar a ilusão ótica com a captura?
E sabe mais? Eles têm muito a dizer sobre sua profissão e certas frases e citações desses grandes fotógrafos foram usadas ao longo da sua carreira.
Vamos nos inspirar?
1. “Quem não gosta de esperar não pode ser fotógrafo” – Sebastião Salgado
E ele disse alguma mentira? Quem trabalha com a eternização de um momento, não pode viver odiando ele. Fotografia é tempo, não há nada que possa ser feito com relação a isso.
Um profissional apressado, é um profissional que não sabe valorizar o momento certo. “A pressa é inimiga da perfeição” nunca foi uma descrição tão perfeita a ser usada.
A maior exigência do mundo da fotografia é a paciência. E nem sempre você irá fotografar ensaios, onde pode organizar o que vai fazer porque seu modelo segue as “instruções”.
Haverá um momento em que você precisará frequentar lugares onde seus comandos não poderão ser atendidos e até ter que esperar por horas até conseguir o registro perfeito.
2. “A fotografia é a literatura do olhar” – Remy Donnadieu
Quem pensa que fotografia não fala, pensou errado. Muitas vezes, a fotografia passa mais informações do que um texto ou áudio. Nós humanos nos sentimentos mais confortáveis e libertos a interpretar através do que vemos.
Fotografias icônicas como a da “menina vietnamita”, “a menina afegã” e “phan thi Kim Phúc” não precisam de legenda para que a gente possa captar a mensagem que ela nos passa.
E é exatamente isso que Remy quis dizer ao falar a frase acima para quem costumava acompanhar seu trabalho.
3. “Se uma foto não está boa, é porque você não está perto o suficiente” – Robert Capa
E quando se fala de perto, nem sempre é perto do que você quer fotografar, ok?
Claro, estar relativamente perto do assunto é importante, para que seja compreensível a quem receber a mensagem, entender o que foi fotografado.
Mas nem tudo é sobre distância, proximidade ou zoom. Algumas coisas precisam de bons ângulos, para que aquele discurso seja interpretado da maneira mais limpa possível, sem que restem dúvidas do que você deseja passar.
Traga ao foco da câmera a proximidade entre a sua imagem e o receptor final e aí você conseguirá uma boa fotografia.
4. “A coisa mais difícil na fotografia é ser simples” – Anne Geddes
Às vezes o seu objetivo numa fotografia é passar apenas aquela informação x, mas aí vem mais aquele monte de informação junto.
Digamos, você quer fotografar um aniversariante no momento do parabéns, mas ao lado dele tem uma menina de cabelo rosa neon e do outro lado da foto, uma criança roubando um docinho.
Te garanto que é quase certeza que seu aniversariante vai ser um dos últimos a serem notados na foto e é isso que precisamos temer.
Quando contratado, seja por uma agência, pessoa física ou jornal, o fotógrafo tem a missão de transportar uma determinada informação numa foto sem que ela sofra interferências.
Um pai não vai querer pagar por fotos do aniversário do filho onde ele não é a atração principal. Uma agência não vai querer te contratar novamente se você fotografar um evento e deixar aparecer no fundo a marca do concorrente. Um jornal vai te dispensar se você for fotografar a favor de um protesto e acabar captando uma agressão física ou discussão.
5. “Você não tira uma foto, você a cria” – Ansel Adams
Já parou pra pensar no quanto nós influenciamos o ambiente que fotografamos? Seja ele interno ou externo.
Uma pessoa não fazia tão posição ou daria tal olhar se você não pedisse que ela a fizesse. Como seria a foto se a modelo agisse por si só, sem que você “montasse” ela de sua maneira?
Mas, como seria aquele ensaio externo se você não tivesse levado luzes em led ou tivesse interferido virtualmente com edições gráficas?
A foto não é algo que a gente simplesmente pega como é, a foto é uma produção prévia e pós. Isso ninguém pode negar.
6. “O importante é ver o que é invisível para os outros” – Robert Frank
Robert Frank faleceu no início desse mês de setembro (2019), mas deixou muito para que aprendêssemos sobre fotografia.
Portanto, essa frase diz tanto sobre capturar, que nem preciso dizer muita coisa.
De forma resumida: não adianta fotografarmos o superficial, porque os frames aplaudidos são aqueles que retratam emoção.
O olhar entre dois irmãos, a alegria da mãe ao ver o filho soprando a vela do seu primeiro aniversário. As lágrimas discretas do pai no casamento da filha. Os gritos dos protestantes que lutam por direitos nas ruas. Os olhos assustados dos moradores de um morro ao ouvirem tiros…
São esses os frames que fazem a importância da fotografia.