Dicas para ensaios fotográficos
Os ensaios fotográficos
Com certeza é um desejo de muita gente. Nem que seja uma vez na vida, todos passamos pela vontade de investir nisso. Geralmente os ensaios fotográficos são requeridos quando acontece alguma coisa muito importante, como 15 anos, casamento, gestação, primeiro aniversário, entre outros. São muitas possibilidades, pois a fotografia consegue tocar em todos esses momentos. E, por ser algo tão significativo, tudo tem que ser pensando: roupa, cabelo, maquiagem, local, fotógrafo.
Contudo, vale a pena dedicar esse tempo a um ensaio, pois ele é muito mais do que um registro do momento; é sua história contada da forma que você escolher. Então, traduzindo, o ensaio não consiste em fotos aleatórias que ficam juntas e pronto; é bem mais do que isso, por criar uma harmonia entre o momento, o local e a pessoa.
Podem ser ao ar livre ou dentro de estúdios, produzidos ou mais simples, com uma ou mais pessoas, vai da necessidade e vontade de cada um.


Para os fotógrafos
Independentemente disso, a escolha do local, da iluminação, da composição são simplesmente tudo para o ensaio. Por isso é extremamente importante que o lugar em questão seja bastante estudado e analisado, tanto pelo fotógrafo quanto pela pessoa que quer o ensaio. O profissional precisa estar conectado ao seu cliente e saber cada detalhe do local, para conseguir estudar melhor as fotos que serão tiradas. Assim, deve ser feito um planejamento, com as prioridades a serem alcançadas.
Dessa forma, recomendamos ao fotógrafo que vá ao local antes do dia do ensaio, para tomar conhecimento e poder fazer tudo que é necessário para o êxito. É muito mais fácil fotografarmos um lugar que conhecemos, não é?
Em ensaios ao ar livre o maior aliado é o Sol, pois a depender do horário da sessão, a iluminação tem um efeito incrível, mais conhecido como Golden Hour (hora dourada). Esse momento acontece geralmente uma hora antes e uma hora depois do pôr do sol e do amanhecer, respectivamente.

Veja o que seu cliente pediu e adeque à melhor iluminação. Não custa relembrar para evitar o sol de 12 horas da tarde, devido a sua coloração muito branca. Nossa dica é que você fotografe em horário perto do nascente e poente do sol, pois esse é o momento em que ele está na linha do horizonte.
De qualquer forma, o cuidado com as sombras tem que ser constante, independente do horário e da intensidade do sol. Faça teste antes de tirar a foto, para informar ao seu cliente o melhor ângulo possível.
Cenário
Outro ponto que tem muito peso é o cenário. Esse, deve ser atrativo ou ser transformado em atrativo. Muitas vezes vemos fotos incríveis que foram tiradas em lugares que não daríamos nada. Mas, a criatividade e o famoso ‘jeitinho’ são extremamente necessários em qualquer ensaio fotográfico.
Alguns lugares sugestivos e que são bastante solicitados são: praias, campos, cidade e parques. Todos precisam ser bastante explorados e vistos além do que são, porque, assim, fotos como essas podem ser tiradas:
Como qualquer evento em lugar aberto, o ensaio também pode ter contratempo e esse vir acompanhado de uma chuva. Nessas situações, a melhor opção é manter a calma e saber lidar com o cliente, que vai estar preocupado e frustrado, afinal, é muito chato quando isso acontece. Sim, existe toda uma logística por traz dos ensaios fotográficos.
Converse com ele e analisem juntos as possibilidades e quais atendem mais à finalidade do ensaio. Vocês podem tentar transferir as fotos para um lugar fechado, mas isso vai depender muito do que o cliente quer.
Agora as dicas são para quem será fotografado
Se ligue na roupa e em toda a composição que adotará para o ensaio. Tudo depende da mensagem que você quer passar através das fotos. Mas, busque utilizar roupas que combinem com as cores presentes no lugar da foto.
A harmonia entre o objeto da foto e todo o redor é necessária para uma foto equilibrada e atrativa. Uma cor coringa é o branco, que neutraliza efeitos indesejáveis e diminui o contraste entre o rosto e a luz.

Mas, se você quer apostar em cores mais fortes, converse com seu fotógrafo e, juntos, decidam as cores que irão compor o ensaio. O diálogo é muito importante. Outra questão é a pose que será feita. Muitas pessoas têm dificuldade na hora de fazer posições para a câmera e isso é normal. O fotógrafo sabe e irá entender isso, então não se preocupe ou se sinta pressionado.
Seja natural
Uma forma de tentar aliviar a tensão é tentar imaginar o que você faria se estivesse ali em dia normal. Ou seja, o que você estaria fazendo com as mãos? Onde elas estariam? Você senta com a perna dobrada ou esticada?
Esses questionamentos têm respostas rápidas e te ajudam a se ‘montar’ do seu jeito para a câmera. Tente ser o mais natural possível, dentro do contexto. Com isso, o autoconhecimento também tem sua relevância.
Saber seu melhor lado, em que ângulo seu rosto mais te agrada, em que posição você mais se gosta, vão ajudar e muito no sucesso das suas fotos. Mas, no final de tudo, o que importa é que você se divirta enquanto é fotografado.
Afinal, o que a foto irá transmitir é o que você estava sentido na hora.
E aí, te ajudamos em alguma coisa? Conta para gente o que mais te incomoda na hora de fazer um ensaio. Vamos conversar!
Compartilha com seus amigos, vai que conseguimos ajudar eles também?