O dilema: Canon ou Nikon?
Comprar uma câmera fotográfica é um grande passo. Por isso, tudo tem que ser pensado antes de investir em algum modelo. São tantas a variedades que não é difícil ficar perdido nesse montão de possibilidades.
Porém, esse cuidado é necessário, porque depois de comprar, você acaba ficando preso aos acessórios da marca escolhida.
Assim, vários aspectos da câmera têm que ser levados em consideração, como a qualidade do sensor e do zoom, nitidez, cores vivas, flash, um bom contraste e vale a pena também fazer uma pesquisa sobre os acessórios que podem ser acoplados à máquina. Portanto, o teste é um dos momentos mais relevantes do processo de escolha.
E agora?
Um dos maiores dilemas para quem trabalha no ramo fotográfico é qual marca escolher: Nikon ou Canon. Essa é a dúvida mais frequente entre os profissionais e amadores, rendendo um debate que pode render horas. E por incrível que pareça, até hoje não existe uma conclusão.
Isso porque as duas marcas são detentoras das melhores câmeras DSLR do mercado fotográfico, então, realmente fica difícil eleger só uma como “a melhor”. Dessa forma, a pergunta ideal não é “qual é a melhor câmera?”, mas “com qual câmera eu me identifico mais?”.
Mas, como saber qual a que mais tem a ver com você? Essa resposta não é tão fácil de ser respondida, pois demanda um certo tempo de estudo e investigação para descobrir qual marca vai te ganhar pelos detalhes.
Primeiro, você deve pensar qual a sua finalidade e prioridades. Em quais momentos você vai usar a câmera, se vai filmar ou só tirar fotos e com qual tipo de fotografia você quer trabalhar.
Definir esses fatores e organizá-los vai te dar uma luz na hora de fazer a escolha não só da marca, como também do modelo e dos acessórios que você vai precisar comprar.
“Nikon ou Canon”?
Feito isso, você provavelmente vai continuar com a famosa e persistente dúvida “Nikon ou Canon” e por isso é fundamental testar as duas antes de adquirir o produto. Mesmo que sua compra seja feita por internet, faça uma pesquisa em lojas físicas antes e aproveite para fazer os testes necessários.
Um ponto importante é comparar modelos compatíveis, ou seja, que estejam no mesmo nível de qualidade de configuração, ISO, processador, resolução, enfim, que tenham especificações técnicas semelhantes.
Canon x Nikon

– Câmeras de Entrada (Possuem configurações mais simples e é ideal para quem está iniciando)
Canon PowerShot
Canon T5;
Canon T5i;
Canon T6
Canon T6i.
– Câmeras Intermediárias (Possui uma configuração mais avançada, com melhorias na qualidade)
Canon 70D;
Canon 80D;
Canon 7D Mark II.
– Câmeras Avançadas (São ideais para quem deseja trabalhar com o ramo fotográfico)
Canon 6D;
Canon 5D.

– Câmeras de Entrada (Possuem configurações mais simples e é ideal para quem está iniciando)
Nikon D3200;
Nikon D3300;
Nikon D3400;
Nikon D5200;
Nikon D5300.
– Câmeras Intermediárias (Possui uma configuração mais avançada, com melhorias na qualidade)
Nikon D7000;
Nikon D7100;
Nikon D7200;
Nikon D7300;
Nikon D500.
– Câmeras Avançadas (São ideais para quem deseja trabalhar com o ramo fotográfico)
Nikon D610;
Nikon D750;
Nikon D810.
Diferenças
Você também pode se informar sobre o que diferencia as câmeras dessas marcas e, a partir daí, ir eliminando os pontos que não coincidem com o que você quer.
Basicamente o que mais muda de uma câmera para outra é a acessibilidade das opções e menus, quantidade de pontos de foco e quantidade de disparos por segundo.
Muitas pessoas usam como critério para “desempatar” na dúvida a facilidade e isso vai de cada um. Para alguns, a configuração da Canon é mais fácil, já outros, acham a Nikon mais prática.
Existem dados, do World Press Photo, em 2014, que apontou que 54% dos fotógrafos utilizam a Canon e 38%, a Nikon. Se mesmo depois de analisar e estudar sobre as duas câmeras você continuar com muita dúvida, uma opção é apelar para as estatísticas.
Mas, o que vai definir mesmo na hora da compra é a compatibilidade da câmera com o seu jeito de manuseá-la. É questão de gosto mesmo, a “receita” para a câmera certa é a conexão.
Canon:
O modelo escolhido para fazer a comparação foi um de entrada, T5I, e podemos destacar como pontos positivos o bom desempenho de vídeo e áudio, touchscreen, boa redução de ruído, modo de disparo, HDR embutido e uma boa conversão de modo Raw para JPEG. A canon ainda tem um público muito grande que considera sua desenvoltura em vídeo melhor.
Nikon:
O modelo considerado foi a Nikon D3300 e seus acertos são na qualidade da imagem, controles manuais, Modo Guia para iniciantes, boa qualidade dos pontos de foco e do autofoco, boa lente, entre outros.
Considerações
Como você pode ver, ambas têm suas especificações e qualidades, que podem ser potencializadas com a influência de outros fatores que não podem ser classificados em comparações.
Então, a qualidade da sua foto é uma junção do seu trabalho com um conjunto de equipamentos que compõem a câmera.
Por isso, olhe ao seu redor, converse com seus amigos fotógrafos e procure saber qual marca eles usam. Esse pode ser um critério de desempate, sabia? Pensa bem, acaba sendo mais fácil de aprender e tirar suas dúvidas quando você conhece alguém que entende sobre o assunto e pode te ajudar.
Além disso, você pode, enquanto está aprendendo, pedir alguns acessórios emprestados e ir testando os que mais são úteis para você, assim, você evita de desperdiçar dinheiro e só comprar quando com a certeza de que vai precisar daquilo.
Comenta aqui se você tem alguma preferência e compartilha com seus amigos.