O que você precisa saber sobre Fotografia Urbana
A depender do local em que você for fotografar, se preocupar com a proteção dos seus equipamentos é inevitável. Geralmente lugares públicos são perigosos e exigem do fotógrafo uma atenção a mais. Por isso, informar-se sobre a segurança pública da cidade em que irá fazer as fotos é fundamental. Todo esse cuidado tem que ser levado a sério na Fotografia Urbana, afinal, você não quer correr riscos de perder seus materiais.
Existem algumas formas de driblar essas situações indesejadas, é só atentar-se à sua conduta e estar sempre ligado. Isso significa que você deve ser discreto, sem deixar seus equipamento muito a mostra, guardando sempre que possível. Pense, também, exatamente no que vai precisar levar para sua sessão de fotos e carregue consigo apenas o necessário. Além disso, a cena que você irá fotografar tem que ser bem pensada, porque não vale a pena se colocar em situações e lugares conhecidos por serem perigosos.
Contudo, se você trabalha com imagens sociais, de cunho jornalístico ou histórico, sempre vai ter que arriscar, pois muitas fotos documentais e denunciativas são tiradas na rua e no “perigo”. Uma maneira de se sentir mais seguro é indo com mais de uma pessoa, ou seja, se der para organizar um grupo de fotógrafos para fotografar no mesmo dia que você, melhor.
Também não podemos esquecer que existem os seguros, né? E recomendamos que você faça! O gasto mensal será menor do que ter que comprar todos os equipamentos de novo, já pensou? Se você trabalha com Fotografia Urbana, o seguro é uma regra!
Fotografia Urbana
Essas fotos têm o poder de marcar, pois relatam como se comportavam as pessoas em determinada época. Além de mostrar a cultura local, costumes, eventos, arquiteturas, práticas, entre outros, também tem uma característica temporal, registrando momentos passageiros e corriqueiros, que podem ficar para história.

Esse evento ficou para história. Marca o final da Segunda Guerra Mundial, na Times Squares, NY.
Através de registros assim conseguimos imaginar e ter uma ideia de como deve ter sido vivenciar o momento da foto.
Alguns até preferem a Fotografia Urbana porque são mais livres de técnicas e regras de composição, porque o objetivo é captar o momento exatamente como ele é. Isso faz com que as “imperfeições” sejam vistas como elementos que participam da cena. Isso rende um debate de horas, pois também há quem defenda que toda fotografia deve ser fiel às técnicas de enquadramento e composição.
De qualquer forma, é fato que a Fotografia Urbana permite uma maior flexibilidade, mas cabe ao fotógrafo querer adotar ou não. O importante é lembrar que o impacto está no conteúdo, então se vir algo interessante, fotografe, por mais que sua foto saia um pouco mais escura ou clara; se você perder tempo que você perder configurando novamente pode ser que não tenha mais a cena ideal em vista.

Se interessou por esse estilo? Então continua aqui que separamos algumas dicas para você!
Use lentes grande angulares
Por serem mais amplas permitem que uma maior parte da cena seja fotografada, logo, diminuem as chances de não enquadrar alguns objetos ou pessoas que compõem o cenário.
Deixe sua câmera configurada
Para evitar perder tempo e garantir que suas fotos saiam com qualidade, já configure sua câmera de acordo com a iluminação do local. Mexa no ISO, velocidade do obturador, diafragma e balanços de branco.
Arrisque-se
Tente tirar fotos de pessoas, pois isso humaniza sua foto. Os rostos são importantes pois demonstram as emoções, então vale a pena investir. Mas claro, tenha limites! Se perceber que alguém não quer aparece, não force.
Fique atento
Não só por questão de segurança, mas para não perder boas fotos. Treine seu olho para observar possíveis fotos.
Autorização de imagem
Se seu objetivo é manter as fotos para recordação ou em editoriais, se tiverem sido tiradas em lugares públicos, você pode utilizar. Agora, para fins comerciais é necessária a autorização de imagem.
Valorize a arte urbana
Toda cidade tem seus detalhes e suas artes e isso pode te render boas fotografias. Grafites, decoração, arquitetura, construções antigas, carros e também pessoas fazem parte do imenso cenário que você terá que valorizar. Por isso, tenha em mente qual o seu objetivo com aquela fotografia, para não acabar disperso e sem um propósito.
O que você acha da Fotografia Urbana? Tem alguma que goste muito? Conta aí nos comentários.