Como evitar fungos na sua lente
Seus equipamentos fotográficos estão sujeitos aos danos temporais e físicos. Tudo isso pode prejudicar e acelerar a depreciação do material. Para os fotógrafos, existem alguns vilões que são capazes de causar estragos nas lentes e câmeras, sendo os principais os fungos.
Eles se desenvolvem em ambientes escuros, úmidos e com pouca ventilação. Por infelicidade, as câmeras são ambientes com essas características, principalmente na área da lente. Isso facilita a entrada de fungos e também de poeira, o que pode ocasionar alguns problemas.
Por essas questões, o fotógrafo deve saber como guardar e quais cuidados tem que se ter com a câmera. Sendo assim, existem algumas formas de evitar que esses organismos tenham contato com seu equipamento e nós vamos te mostrar como.
Como evitar fungos nas câmeras
Banho de luz
Se você mantém sua câmera guardada, é essencial que pelo menos uma vez por mês dê um banho de luz nas suas lentes.
Atenção: Não confunda luz com sol. O excesso dos raios solares podem causar dilatação dos componentes e também o ressecamento das borrachas. Por isso, não precisa deixar suas lentes em contato direto com a luz solar, apenas em ambientes claros e com a incidência de luz.
Use com frequência
Isso depende da sua rotina com a fotografia. Se você usa sua câmera frequentemente, as possibilidades de fungos já são menores, justamente pelas lentes já terem mais contato com a luz.
Os fungos adoram ambientes escuros e úmidos, então a melhor forma de afastá-los é deixando a luz passar.
Filtro UV pode aumentar a possibilidade de fungos
Muita gente pensa que os filtros UV protegem as câmeras apenas das poeiras e dos danos, contudo, esse elemento também bloqueiam os raios UV. Isso pode ser um problema porque esse acessório bloqueia esses feixes de luz, deixando mais propício a proliferação de fungos.
Bolsas
A função das bolsas é apenas de transporte, não sendo recomendado que se guarde a câmera nelas. Como a luz é necessária, a partir do momento que se mantém o equipamento em local escuro e que retém umidade, há maior possibilidades de fungos.
Guardar em um lugar seco e claro
A melhor opção para guardar sua câmera de forma segura é em uma caixa de plástico com uma tampa transparente, para facilitar a entrada de luz. Além disso, o uso de produtos anti-mofo e desumidificador podem ser bastante úteis para afastar os tão indesejáveis micro-organismos.
Se você utilizar sílica-gel, lembre-se de renovar sempre que possível, pois esse material perde sua eficiência com o uso.
Tenha um kit de limpeza
A manutenção e limpeza constante podem evitar a proliferação de fungos nas suas objetivas. Os principais itens que você pode precisar para conseguir manter uma higienização das lentes são: Lenspen, flanela e um soprador de limpeza.
Com esse trio você facilmente pode realizar a limpeza necessária, é só saber a utilidade de cada um. Com o soprador de limpeza e uma flanela você consegue tirar a maioria da poeira presente na lente. Já a lenspens podem ser úteis em casos de marcas de dedos e gorduras, pois esse acessório apresenta em uma de suas pontas uma peça de grafite em pó não abrasivo.
Atenção: Muitas vezes é comum termos o costume de usar a própria camiseta para limpar a lente, contudo não é o ideal a ser feito. Alguns tecidos podem desgastar a camada de verniz presente nas objetivas, mais conhecida por coating, e isso resulta em alguns problemas de nitidez.
O que fazer com o equipamento contaminado?
Mesmo tomando todos os cuidados necessários, você acha um fungo na sua lente. O que fazer? Se for em pequena quantidade, basta isolar isolar o equipamento e deixá-lo “tomando sol”, com o diafragma aberto por pelo menos uns 15 dias. Isso vai impedir que o micro-organismo se desenvolva ainda mais.
Contudo, a melhor opção é levar sua lente para uma assistência, onde será possível realizar a limpeza e salvar sua objetiva.
Mas como saber se sua lente está com fungos?
Se os fungos já estiverem em grande quantidade, fica fácil de identificar, pois eles criam uma espécie de “caminho”, como se fossem uma raiz.

No entanto, na fase inicial os micro-organismos são mais discretos e podem não ser tão visíveis.

Por isso, é necessário ficar sempre de olho e seguir todas as recomendações que passamos.
Fique atento a temperatura
Como já dito, os fungos gostam de locais úmidos, com temperaturas amenas (entre 10ºC a 35ºC). Por isso, deve-se ficar atento para não colocar as lentes em locais superaquecidos, pois o excesso de temperatura pode danificar sua câmera.
Evite respingos de água
A resistência da sua câmera em relação a respingos de água vai depender do material que é feita. Mesmo assim, todo cuidado é pouco e caso aconteça de seu equipamento ter algum contato com a água, não guarde imediatamente. O ideal é esperar secar, para evitar o excesso de umidade.
Já passou por isso? Se tiver mais alguma coisa que você faça para evitar os tão temidos fungos, comenta aí embaixo!