Tipos de ensaios feitos por um fotógrafo de família
O cenário da fotografia de família pode ser bastante amplo e trabalhar com gestantes, partos, newborn, acompanhamento infantil, cobertura de eventos da família, entre vários outros momentos. Esse campo vem crescendo e junto com ele, os fotógrafos. Dessa forma, são muitos os profissionais que andam investindo na fotografia de família.
Mesmo sendo um fenômeno um tanto recente, pois durante muito tempo o quadro da fotografia de família era reduzido, o número de fotógrafos especializados em algum dos ramos dessa área cresceu consideravelmente.
E não foi só nisso que a fotografia de família cresceu: workshops e congressos também estão ganhando seu lugar no mercado. Isso porque mesmo com o aumento de profissionais, ainda é necessário que muitos entendam melhor como funciona esse campo.
Sendo assim, alguns, que já têm espaço no mercado, conduzem esses eventos, proporcionando trocas de conhecimentos e experiências. Para quem é novo, participar é uma das formas de conseguir adquirir mais técnicas e noções das especialidades.

Quais são essas especialidades?
Gestantes
Todo ensaio na área de fotografia de família tem que ser delicado. Os de gestantes exigem muita sensibilidade do fotógrafo, por isso, o profissional deve conhecer a família, para conseguir captar toda a história que há por trás.
Isso também pode facilitar suas escolhas em relação ao ensaio, como cenário, poses, entre outros. Na hora de definir o local da sessão, tem que ser levado em conta questões de conforto, já que sua cliente com certeza vai precisar disso.
O momento ideal para fazer um ensaio de gestante é durante o início do último trimestre. Nesse momento, a barriga já vai estar bem grande. Contudo, a partir da 33ª semana já começam a surgir incômodos que podem fazer que qualquer movimento, por mais simples que seja, se torne desconfortável.
Partos
Esse com certeza é um dos momentos mais importantes da vida para o casal e sua família. Por isso, exige muita atenção e cuidados do fotógrafo. Mesmo sendo uma ocasião agendada, algumas vezes o parto pode antecipar e aí tudo tem que ser reorganizado e programado em cima hora.
Dessa forma, o fotógrafo tem que ter uma agenda ou equipe disponível para poder lidar com esses imprevistos.
Acompanhamento Infantil
No acompanhamento infantil têm-se os registros da infância. São várias as formas de fazer isso: Ensaio Newborn, Ensaio Smash The Cake e o Ensaio Smash The Fruit.
Essas experiências garantem recordações de fases e idades diferentes.
Newborn
Esses ensaios são para as mamães e papais que querem registrar os primeiros dias de vida do bebê. São planejados até o 15º dia e têm como característica uma grande produção, afinal tem que se ter todo cuidado do mundo.
As feições, detalhes e delicadezas do bebê são colocados em evidência. Para isso, cria-se um cenário que represente o universo familiar dos pais e do recém-nascido.
Uma pioneira nesse setor foi a fotógrafa australiana Anne Geddes. Ela está no mercado há mais de vinte anos e começou a introduzir nas fotografias de bebês temas como flores, frutas, animais e anjos. Esses itens acabam criando um ar de “conto de fadas” aos ensaios.
Smash The Cake
Esse estilo teve origem nos Estados Unidos, mas vem conquistando seu lugar nos mais diversos lugares. Consiste basicamente em registrar a primeira experiência do bebê com o bolo. Isso é feito através da escolha de uma decoração viva, exaltando as cores e a liberdade.
Assim, o bebê fica desprendido de regras e pode se esbaldar no que bem quiser, inclusive no bolo. A tradução literal de “Smash The Cake” é “Amassar o bolo”, e a intenção realmente é essa!
A idade recomendada para esse tipo de ensaio é até os 3 anos, mas também não deve ser feito muito cedo, afinal, bolos têm muito açúcar e isso pode não fazer bem para o bebê.
Smash The Fruit
Algumas pessoas não gostam da ideia de dar doce ao bebê, mas também não querem perder a experiência de fazer um ensaio divertido e descontraído do filho. Por isso, uma alternativa vem sendo o Smash The Fruit, com a mesma ideia do ensaio anterior, com a diferença de ser bem mais saudável.
As mais variadas frutas dão lugar ao bolo açucarado e, ao mesmo tempo, proporcionam a mesma ideia do Smash The Cake, pois são muitas opções para o bebê conhecer, tocar e experimentar.
Cobertura de eventos da família
São muitas as possibilidades de trabalho quando o assunto são eventos familiares. Todo ano há confraternizações, celebrações, entre outras comemorações que exigem a presença de um fotógrafo. A garantia de que será o escolhido para registrar todos esses momentos é o resultado da sua relação com a família e é a esse ponto que você tem que estar atento.
Ao construir uma ligação com seus clientes e fazer um trabalho bem feito, fica mais fácil continuar no ciclo e assegurar possíveis trabalhos.
Tem vontade de trabalhar com fotografia de família? Então fica ligado na área de atuação e em como se capacitar para esse ramo. Comenta ai embaixo sobre sua experiência com esse tipo de fotografia.
1 Comentário
Amei o conteúdo muito proveitoso. Sinto falta de cursos e especialização em fotografia de bebês e recém nascidos na nossa região. Onde o fotógrafo precisa saber como posicionar o bebê da forma correta, conhecer a fisiologia dos recém nascido, saber como compor cenarios, questão de iluminação dentre outros assuntos que envolvem a segurança do bebê e tudo mais, pra que a sessão ocorra de forma segura e com resultados bonitos. Como sugestão a escola poderia promover um curso na área de newborn e fotografia de bebês… seria fantástico…