Enquadramento e o olhar fotográfico
Uma foto é feita de escolhas. Ao se posicionar com determinado ângulo, o fotógrafo está escolhendo as perspectivas que serão passadas através da imagem. A partir do momento em que opta por não enquadrar certo detalhe, a pessoa está colocando em prática sua visão de mundo e influenciando a fotografia que está prestes a ser tirada.
Falar sobre enquadramento é um tanto abstrato, pois esse conceito muda de pessoa para pessoa, visto que é possível que cada um adote um estilo e interpretação das coisas. Em outras palavras, o que para você foi um bom enquadramento, para outro pode não ter sido tão bom assim. Isso porque a fotografia é uma prática que pode ser exercida por todos, mas que cada um tem seu jeito de fazer.
Contudo, é claro que algumas determinações são necessárias. Alguns direcionamentos servem para que a imagem pode seja prejudicada. Sendo assim, para manter um caráter de atração visual na fotografia, existem algumas instruções que ajudam o fotógrafo a ter um “modelo” para se basear.
Mesmo assim, é importante lembrar que por mais que existam regras e regras na fotografia, o fotógrafo ainda sim é livre para inovar e se libertar de algumas correntes.
Para conseguir obter habilidade em relação a isso, é necessário que se tenha muita prática e costume com a fotografia. Além disso, um curso profissional pode abrir muito sua mente, pois quem ama e trabalha com essa arte constrói uma bagagem cheia de vivências e desempenho.

Enquadramento
O enquadramento é uma das formas de se diferenciar as fotografias.
Já ouviu alguém falar que uma foto nunca é igual a outra? É a partir das escolhas de circunstâncias e perspectivas que se torna possível ter tantas imagens diferentes, mesmo que sejam de um mesmo objeto.
Essa seleção é resultado do olhar fotográfico. Habilidade muito importante para que o fotógrafo se desenvolva e ganhe nome.
Olhar fotográfico
As câmeras até conseguem se programar sozinhas e tirar fotos temporizadas, mas por trás de toda foto isso existe uma pessoa que vai direcionar a lente para algum enquadramento e composição. O olhar fotográfico é a expansão da mente do fotógrafo, que passa para o equipamento visões pessoais e únicas do mundo.
Às vezes vemos algumas fotos extremamente criativas e que despertam aquele pensamento de questionamento. “Como essa pessoa pensou nesse ângulo? ” ou “Eu nunca teria a ideia de fotografar por esse ponto de vista” e isso é o mais legal da fotografia!
Você pode não pensar da mesma forma que o outro, mas com certeza em alguma outra situação, seu olhar fotográfico vai falar mais alto e suas fotos expressarão muito do que se passa em sua mente. Por isso não existem fotos melhores que outras, cada imagem é importante em algum ponto de vista.
Diretrizes
Mesmo nesse cenário, existem algumas diretrizes que guiam os fotógrafos para obter imagens com apelo visual. Assim, uma fotografia é um mix do olhar fotográfico com a preocupação na harmonia de enquadramento e composição.
Vamos listar abaixo algumas orientações que ajudam muitos fotógrafos na hora de enquadrar o cenário.
1. Regra dos terços
Essa regrinha ajuda a apresentar seus objetos da melhor forma possível. Funciona assim: imagine que você consegue ver quatro linhas junto ao cenário, duas na horizontal e duas na vertical, como no jogo da velha. Essa grade apresenta pontos que se cruzam e a Regra dos terços determina que essas interseções são as melhores posições para enquadrar seu objeto principal.

Não é necessário que o assunto da fotografia esteja exatamente no ponto de interseção. Se já estiver perto, a composição torna a foto dinâmica e com bom enquadramento.
2. Linha do horizonte
Um outro aspecto da composição está no enquadramento da linha do horizonte. A maioria das fotos ganham melhor aparência quando se enquadra o horizonte por cima ou por baixo do centro.
Um caso no qual o uso da linha do horizonte no centro do enquadramento pode ser eficaz, são em fotografias com reflexos, pois dá para criar uma ideia de oposição, com elementos iguais postos ao contrário.

3. Noções de espaço
Se o a sua fotografia for de algum objeto, pessoa ou animal que esteja passando uma ideia de movimento, deve-se deixar mais espaço livre no enquadramento, para o qual o assunto está se dirigindo. Em outras palavras, o ideal é posicionar o objeto de modo que tenhamos a impressão de que há um espaço a ser percorrido.
4. Linhas
As linhas que compõem uma foto podem construir um direcionamento, guiando o observado para um ponto focal. Assim, é uma forma de conduzir o olhar, fazendo-o navegar por todo o enquadramento.
5. Padrões e texturas
Os padrões repetitivos de cores e formatos criam um aspecto interessante na fotografia. Além disso, as texturas também podem ser usadas, através de um enquadramento mais fechado, como por exemplo: penas de um pássaro, pinturas a descascar, grãos de madeira, entre outros.
Viu só como dá para ser criativo na fotografia? Conta para a gente como você treina seu olhar fotográfico!!