Fotografia infravermelha
Como consequência de um mercado abundante, com muitos profissionais iniciando carreiras e querendo se integrar, as buscas para fazer fotos diferenciadas, que fujam do comum, é grande. Um recurso para quem procura por diversidade, é capturar os tons misteriosos da fotografia infravermelha, usando um filtro IR. Os filtros fotográficos são acessórios que possibilitam o manuseio de cores e controle de luz, pela sua inserção no caminho óptico da imagem.
A radiação infravermelha é uma radiação invisível no espectro magnético, não ionizante, que está adjacente aos comprimentos de ondas longos. Por isso, nossos olhos não capazes de visualizá-la, tornando-a uma técnica inusual e com um toque de fantasia.
Esse filtro consegue causar um efeito térmico nas cores da foto, dando volume e proporções incríveis. Assim, realmente são boas opções para quem busca alguma forma de se diferenciar no mundo fotográfico. As imagens obtidas são chamativas, por possibilitarem a visão de um fenômeno não muito comum.
As câmeras digitais possuem um bloqueador dessa radiação, que para ser retirado custa caro. Então, pode não ser uma uma boa solução removê-lo. Até porque, uma vez feito isso, a câmera passa a capturar apenas as radiações infravermelhas. A melhor opção mesmo é comprar um filtro IR, que é só acoplar à lente.
Vale a pena converter a câmera?
Como já dito, uma vez feita a alteração, removendo o bloqueador de luz infravermelha que tem em sua câmera, o equipamento irá fotografar apenas em infravermelho. Essa só é uma boa opção se você realmente quiser trabalhar com essa técnica e tiver mais de uma câmera DSLR. Dessa forma, não precisará se preocupar com filtros etc.
Então, é preciso estar atento à algumas particularidades exigidas para quem quer fotografar os raios infravermelhos.

Verificar o tempo
Para fotografias infravermelhas o ideal é que o registro seja feito em dias claros, pois o filtro conseguirá transformar os tons, deixando o céu mais escuro e as folhagens brancas, como se fossem neve. Claro que estamos falando de algum local aberto, pois esses ficam incríveis nesse estilo.
Algumas ótimas opções de elementos a fotografar com o filtro IR ou câmera configurada apenas para fotografia infravermelha, são natureza, como árvores, flores, grama, um céu nublado e o sol, pois são repletos de textura.
Configuração da câmera
Devido à densidade do filtro, que já foi citada acima, as fotografias infravermelhas demandam uma exposição mais longa e por isso um tripé pode ser necessário.
Compor antes
O uso de filtros IR dificultam a visibilidade da cena, por isso, é essencial que você foque e faça a composição da sua foto anteriormente, para só depois acrescentar o filtro à lente.
É necessário processar
Quando se usa a câmera com o filtro IR, suas imagens ficam automaticamente vermelhas, sendo fundamental o uso de um software de pós-produção. Nesse momento, você tem opções de edição, podendo transformar a imagem em preto e branco ou mexer nas cores, trocando os canais vermelhos e azuis, por tons surreais e surpreendentes.
Fotografia infravermelha como arte
As fotos com filtros IR são uma maneira diferente de observamos o mundo. Em síntese, proporcionam uma recomposição e reinvenção do cotidiano que visualizamos todos os dias. Por isso, apostar em fotografias infravermelhas, além de ser um diferencial, é uma forma de autêntica de produzir arte.
Se você é uma pessoa que gosta de inovar e ser criativo, a fotografia infravermelha vai ser muito proveitosa. A essência deste estilo está em todo o processo, desde a percepção até o momento de edição.
Recomendações
Uma recomendação muito importante para quem vai fotografar infravermelho é verificar se a câmera está configurada em RAW. Esse ajuste ajuda a melhorar a foto e como você terá que pós-processar a foto de todo jeito, utilizar o RAW não vai ser tão trabalhoso no quesito de processamento.
É interessante deixar o seu balanço de branco no modo automático e que seu ISO estará na menor sensibilidade possível.
Você já teve a experiência de fotografar em infravermelho? Conta mais pra gente!