A popularidade da fotografia newborn
O newborn rende fotos incríveis e vem crescendo cada vez mais. Por isso, será nosso assunto do dia. A prática de fotografar bebês dormindo, enrolados em wraps e colocados em posições delicadas exige muito mais do que conhecimentos em fotografia.
Para ser um fotógrafo newborn, é preciso que você trabalhe com sensibilidade. Cuidados com a saúde, conforto e segurança do bebê são fundamentais, por isso, saber fotografar não é apenas o necessário.
O registro de um novo integrante, ainda mais em seus primeiros dias, é um acontecimento único para os pais e familiares. Eles confiam e entregam esse bem precioso nas mãos de um fotógrafo. Assim, é fundamental que você se garanta como profissional newborn e que tenha todos os conhecimentos necessário para tal área.
A fotografia newborn
Como esse é um setor bastante popular, uma das formas de ficar por dentro dos assuntos é participando de workshops e congressos. Dessa maneira, é possível adquirir conhecimentos e ver na prática como funciona essa área. Além disso, as pessoas que já estão nesse ramo dividem todo o aprendizado necessário.
Recentemente, o Recife Photo Family, congresso voltado para a fotografia de família, trouxe um dos grandes nomes do newborn para dar um workshop: Paloma Shell. Sendo assim, é sempre bom estar ligado e seguindo todos os maiores congressos que acontecem na sua cidade. Daí você não perde a chance de adquirir conhecimentos que podem dar um boom na sua carreira.
Mas vamos lá, quem começa a cogitar entrar na área da fotografia newborn tem um percurso grande a percorrer. Primeiro, se tem que ter todas as noções de fotografia, iluminação, composição etc. Isso pode ser adquirido em nosso curso profissional, que trata todos esses assuntos com maestria e compromisso. Depois de ter em mente todos os ensinamentos e em mãos toda a prática necessária para ser um bom fotógrafo, é preciso ir bem mais além.
Para isso, será necessário ter noções de segurança do bebê. Saber a temperatura adequada, a maneira correta de segurar, como enrola-los no wrap e como coloca-los em tais posições. São conhecimentos que precisam ser entendidos para que você trabalhe com determinação e, assim, tenha um bom resultado.
Os ensaios newborn são geralmente divididos em dois: pose/estúdio ou o estilo livre. Tanto um como outro vão render boas fotos do recém-nascido, mas a escolha do estilo vai depender dos pais. Dessa forma, antes de fechar contrato com alguém, é interessante deixar claro qual desses dois modelos você vai realizar, para não acontecer enganos.
Pose/Estúdio

Esse é o estilo que estamos mais acostumados a ver. Bebês dormindo em um cenário impecável, colocados dentro de baldinhos, em cima de mantas, todo enroladinhos naqueles paninhos, que chamamos de wraps. Os acessórios utilizados para compor o cenário da fotografia newborn são conhecido por Props. É importante conhecer os termos que são usados nesse ramo, para conseguir adquirir seus produtos com mais facilidade. Nesse caso, o fotógrafo prepara tudo: figurino, pose e cenário.
Mais uma vez, destacamos a importância de workshops, afinal, através deles é possível conhecer os props mais utilizados e ainda receber dicas de onde compra-los com segurança. Esses acessórios podem ser um pouco caros, mas lembre-se que, na verdade, são investimentos que podem te dar bons retornos.
A fotografia é um ramo que necessita investimento, então não pense em se acomodar, você sempre precisa aprender mais!
Sobre o tempo de vida para o bebê que vai ser fotografado, o ideal é que o ensaio seja feito nas duas primeiras semanas, que é quando o recém-nascido ainda está sonolento. Isso facilita na hora de colocá-lo nas posições para a sessão de fotos.
Estilo livre

Para quem procura por uma abordagem casual esse é o ensaio ideal. Com a finalidade de ter imagens mais naturais, que demonstrem o estilo de vida do bebê, ou seja, em casa, com os pais, fazendo coisas do dia a dia, essa sessões também rendem bons clicks.
O tempo ideal e recomendado para a realização de um ensaio estilo livre é de até seis semanas depois do nascimento. Esse modelo de fotografia é mais descontraído que o newborn de estúdio e deixa o profissional mais livre na hora de tirar as fotos. Contudo, ainda assim é necessário todo cuidado e conhecimentos sobre bebês, além de paciência e delicadeza.
Em ambas sessões é importante conquistar a confiança dos pais e explicar que tudo que vai acontecer durante as fotos são do seu entendimento e prática. Assim, fica mais orgânico e o ensaio pode fluir naturalmente, sem preocupações e estresses. Por isso, conheça os pais, interaja com o bebê antes, esteja preparado (a), com todos os cenários e poses em mente e boa sessão de fotos para você!
Conta pra gente como foram suas primeiras experiências com a fotografia newborn! E caso ainda não tenha tido, como pretende entrar nessa área? Lembrando que todo ano tem congressos e workshops que merecem entrar para seu acervo.