Você sabe o que é fotografia lifestyle?

Sabemos que todo bom fotógrafo adora imagens bem produzidas, com um cenário agradável e bonito e uma luz perfeita para que o resultado seja o registro de uma imagem que chame atenção e a admiração de quem vê.  Mas, você sabia que surgiu um novo jeito de fotografar, e que está chamando atenção do mercado? Pois é, esse novo modo de capturar imagens recebe o nome de fotografia lifestyle.

A principal intenção da fotografia lifestlye é registrar o que tem de mais verdadeiro em uma cena. É como se fosse um documentário fotográfico. Existe sim uma escolha da locação, ‘’ direção de modelos’’, análise de enquadramento e luz, porém, o objetivo principal é capturar expressões e sentimentos que fazem parte daquela pessoa em que está sendo fotografada no presente momento.

Em um ensaio de bebê, por exemplo, o que a fotografia quer registrar é justamente tudo o que o bebê desenvolveu e aprendeu naquele mês. Esse é o maior objetivo para quem trabalha com esse tipo de fotografia, registrar o estilo de vida das pessoas, ações cotidianas e tudo aquilo que englobe lugares e momentos importantes para quem vai ser fotografado.

A fotografia lifestyle possui uma característica tradicional da fotografia, que é justamente registrar momentos rotineiros, mas misturado com um estilo mais ousado e moderno nas fotos, menos clássico e mais elaborado e melhor produzido. Aqui o principal objetivo é conseguir contar uma fase da vida das pessoas, conseguir trazer a tona algum sentimento positivo, mas isso o fotógrafo só consegue captar isso permitindo que as pessoas ajam naturalmente, esquecendo-se de qualquer tipo de pose que em outra situação o fotógrafo pediria, e enfim, as pessoas só precisam continuar sendo elas mesmas.

A dica que a gente aqui da Escola pode te dar para que você possa começar a aderir esse estilo no seu trabalho, é a de que é necessário estar com os olhos mais aguçados ainda e se prender aos detalhes. Prestar atenção nos jeitos, modos e na relação ( quando a foto em família) em que eles possuem uns com os outros. Ter esse olhar mais ‘’ atento’’ na hora de fazer esse tipo de foto, certamente vai garantir que o seu trabalho possua mais sentimento e mais verdade. Sem contar que um fotógrafo que consegue captar bem as particularidades de cada família, bem como as brincadeiras próprias, expressões e o jeito que cada um tem, certamente terá muito mais credibilidade no seu trabalho, tendo em vista que, cada família é única, e por isso o trabalho do fotógrafo nunca será igual ao que ele fez anteriormente.

No que se diz respeito aos custos, comparando a uma cobertura de casamento ou festa de formatura, por exemplo, os custos tendem a ser mais baixos. Isso porque a ideia trazida nesse estilo de fotografia é simples e retratam a vida real da pessoa e como elas vivem. Geralmente, o lugar escolhido para produzir as imagens é a própria casa da pessoa ou da família, ou algum lugar que possua um significado muito importante. Então, o fotógrafo faz a captura de momentos vividos naquele ambiente.  E para quem já aderiu ou pretende aderir esse tipo de trabalho, certamente obterá êxito, já que esse estilo de fotografia pode ser visto como uma forma inovadora de pensar e de querer o diferencial no trabalho.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.